Tempo estimado de leitura: 9 minutos

Viajar em família é uma das atividades mais prazerosas da vida. É uma  oportunidade para descansar, conhecer novos lugares e também de se aproximar ainda mais daqueles que são tão importantes para nós.

mulher-viajando-de-aviao-com-cachorro
Tutora viajando com seu pet na cabine do avião executivo. (Foto: Banco de Dados)

Porém, essa oportunidade pode vir com alguns desafios quando o nosso núcleo familiar envolve animais de estimação, sejam gatos ou cachorros.

Infelizmente, o conforto dos nossos companheiros de quatro patas é uma grande preocupação para os tutores principalmente quando falamos em deslocamentos mais longos. Algumas companhias aéreas enxergam nos nossos parceiros mais uma carga do que um passageiro, sendo transportados distante dos tutores em ambientes precários.

Imagine se seu melhor amigo pudesse contar com um serviço aéreo executivo no qual ele fosse tratado como um passageiro, ouvindo uma playlist personalizada e com serviço de bordo que ofereça água, petiscos e refeições?

Essa realidade parece que  está mais perto do que você pensa, dá pra acreditar? Vamos explicar.

Depois de acompanhar diversos problemas em viagens feitas pelas companhias aéreas comerciais, nas quais muitos animais viajam nos porões e compartimentos de carga, sem monitoramento e com protocolos que não garantem segurança e conforto, muitos tutores se sentem inseguros ao embarcar seus filhos de quatro patas em aeronaves comerciais é nosso time de desenvolvimento de produtos colocou a pensar em uma forma de proporcionar viagens aéreas para Pets com o mesmo conforto e segurança que as pessoas têm, têm como já fizemos nas viagens rodoviárias. 

Por esse motivo, a MooviPet, uma startup especializada em transporte terrestre de animais, iniciou a comercialização de voos executivos fretados somente para cães e gatos, com a mesma simplicidade e rapidez disponíveis para os humanos.

O transporte aéreo é mais adequado nas situações em que o fator tempo é a prioridade para quem precisa viajar. A Aviação Executiva não é mais um item de luxo, mas sim uma ferramenta importante de mobilidade, não somente de pessoas, mas também de animais, tornando-se uma opção viável e, muitas vezes, essencial. Nesta modalidade de serviço é possível que um Pet embarque em São Paulo e chegue em Fortaleza no mesmo dia“, afirma Marceleno Miniz, Gestor de Operações da MooviPet.

Quais são as rotas disponíveis?

O serviço está disponível somente para o trecho Rio de Janeiro ↔ São Paulo em datas programadas pela MooviPet e têm duração aproximada de 90 minutos.

mapa-rio-sp
Mapa – Rio de Janeiro x São Paulo (Foto: Google Maps)

Qual é a aeronave empregada?

A aeronave será o modelo CESSNA 208 CARAVAN, com velocidade máxima de 340 km por hora. O avião possui capacidade para até 3 Pets, 6 passageiros e mais 2 tripulantes.

Cessna-Grand-Caravan-Acid_moovipet
Aeronave Cessna 208 Caravan (Foto: Reprodução)

A configuração interna é projetada para transportar 2 tutores  e 1 Pet por fileira, sendo uma poltrona individual para o Pet e outros dois assentos para os tutores ao lado separados por um mini corredor. 

Nosso primeiro voo

O primeiro voo será realizado no dia 21 de março de 2022

“Será nosso voo inaugural e faremos um acompanhamento bem detalhado de tudo, do início ao fim da viagem”, segundo explicou Marceleno Muniz. “A partir do dia 21 de março de 2022 é que começa a operação diária e regular e serão incluídos novos trechos, de acordo com a demanda.”

Nosso embarque está previsto para às 08:00hs, saindo do Aeroporto Campo de Marte, localizado na zona norte da cidade de São Paulo e nosso desembarque está previsto para às 09:30hs no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Nesta mesma data a aeronave retorna embarcando no Rio de Janeiro às 13:00hs e desembarcando em São Paulo às 14:30hs.

Todavia, a intenção da MooviPet é ampliar as rotas, oferecendo soluções mais rápidas para cidades mais distantes, cujas condições das estradas tornam o transporte terrestre complexo e arriscado, como é o caso de Manaus, por exemplo.

Na modalidade exclusiva, os tutores podem reservar aeronaves, definindo data da viagem, origem e destino para qualquer cidade do Brasil, inclusive para viagens internacionais.

Como o serviço é prestado?

Nas viagens aéreas os Pets contam com os mesmos mesmos benefícios e garantias dos embarques terrestres:

  • Playlist personalizada de músicas;
  • Monitoramento presencial através de um agente de transporte da MooviPet, que oferece aos animais todo o atendimento e suporte necessários, oferecendo um serviço similar ao serviço de bordo para passageiros humanos;
  • Suporte médico veterinário remoto ou presencial em caso de eventual necessidade.
serviço-de-bordo-oferecendo-comida-ao-cachorro-embarcado
Serviço de Bordo oferecendo alimentação a um Labrador embarcado na cabine de um Voo Executivo. (Foto: Reprodução)

Posso viajar junto com meu Pet?

Sim. Até 2 acompanhantes podem viajar sem custos adicionais nessa modalidade de serviço, mas se você não puder embarcar não se preocupe: disponibilizamos 1 agente de transporte da MooviPet em todos os nossos voos.

Regulamentação

Em primeiro lugar precisamos falar sobre as regulamentações nacionais quanto ao transporte de animais domésticos em voos. A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil estabelece que as regras para transporte de animais de estimação são estabelecidas pelas próprias companhias aéreas. Ficando obrigatório o fácil acesso a essas informações pelo próprio site das empresas.

As companhias aéreas comerciais fazem transporte na cabine, junto dos demais passageiros, ou no porão do avião, com as bagagens. Além disso, algumas aeronaves não fazem o transporte de animais. Fique atento às regras de cada companhia antes de fazer a sua escolha.

No caso das reservas feitas pela MooviPet em viagens executivas, o Pet é transportado na cabine de passageiros em uma caixa de transporte apropriada. [como escolher corretamente a caixa de transporte para seu pet]

Dicas para transporte aéreo de animais de estimação

A regra de ouro antes de transportar o seu amigo animal é a seguinte: conheça seu Pet. Parece simples, mas é muito importante. Se o seu cachorro se estressa fácil ou não consegue ficar muito tempo em um ambiente com restrição de movimento, você deve repensar a sua forma de deslocamento. Certifique-se de que ele vai estar seguro e confortável durante a viagem.

Em segundo lugar, é fundamental fazer uma consulta veterinária para ver se o bichinho está apto para tal viagem. Lembre-se que ele vai estar em um ambiente novo, hostil e, talvez, distante de você. 

cachorro-segurando-passagem-e-bagagem-para-viajar-de-aviao
Cachorro segurando passagem e bagagem para viajar de avião. (Foto: Banco de Dados)

Para embarcar nessa modalidade é necessário um atestado médico que comprove a saúde do animal para o transporte aéreo, além de estar com todas as vacinas em dia, ou seja: as mesmas exigências para transportes interestaduais rodoviários.

Além disso, alguns animais podem sofrer consequências respiratórias devido a alteração de altitude, temperatura e pressão, especialmente os pugs, buldogues e todos os cachorros de focinho curto (braquicefálicos).

Qual o valor das passagens

O valor da reserva vai depender do tamanho da caixa de transporte (chamada de kennel).

O mais legal dessa modalidade é que é possível que seu Pet viaje junto com você e não há restrição de quantidade e porte como nos voos comerciais.

O valor da passagem é a partir de R$ 4.990 para o trecho Rio de Janeiro ↔️ São Paulo, incluso:

  • Fornecimento gratuito das caixas de transporte;
  • Até 2 (dois) passageiros;
  • Translado Residência ↔️ Aeroporto para embarque e desembarque;
  • Seguro MooviPet com cobertura de despesas médicas veterinárias e indenizações em caso de eventual necessidade.

Vantagens de fretar um avião para viajar com pet

Como vimos, existem inúmeros fatores que podem transformar a experiência da sua viagem em uma dor de cabeça. Pensando no seu descanso e na saúde da sua família, contratar um avião particular para fazer a sua viagem é a melhor alternativa, principalmente se você não abre mão de estar com a família toda reunida, e sabemos o quão importante são os pets na nossa vida. Confira as vantagens do voo particular para você e os seus bichanos

  • Conforto: os animais vão viajar com você na cabine ao invés de no porão.
  • Experiência mais tranquila: seu pet mais calmo e feliz durante a viagem.
  • Viaje o ano todo, sem restrição de destino ou época do ano: algo que acontece em voos internacionais e em algumas companhias aéreas.
  • Você mais tranquilo: nada de deixar seu amigo com estranhos, e nenhuma preocupação sobre o bem-estar dele.
  • Suporte 24 horas: nada de esperar no aeroporto por horas, viaje no horário que for melhor para a sua família.
  • Tempo: A economia de tempo é uma das maiores vantagens deste tipo de serviço, você evita o trânsito das grandes cidades e consegue chegar ao seu compromisso dentro do horário.
  • Flexibilidade: Com o táxi aéreo você tem liberdade para escolher seus horários, escolhendo o melhor dia e horário para a viagem;
  • Segurança: Quando se procura por um táxi aéreo, é importante contratar uma empresa certificada pela ANAC que esteja com todas as documentações em dia;
  • Confiança: Você precisa de uma empresa de  aviação executiva confiável e que ofereça um bom atendimento.
  • Comodidade: Opção de cotar preços dos voos pelo site da empresa, uma facilidade que irá te ajudar a economizar tempo até na hora de fazer o agendamento.

E então? Prontos para embarcar neste voo com a MooviPet? 🐶✈🥰

Deixe seu comentário