Cromoterapia: conheça os benefícios para o seu pet durante a viagem

cromoterapia-petbus

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

A busca pela redução do estresse dos animais e viagens cada vez mais seguras faz com que transportadoras especializadas em serviços para cães e gatos adotem tecnologias alternativas, capazes de auxiliar no alívio de problemas como ansiedade, estresse, falta de sono e perda de apetite. 

A cromoterapia é uma tecnologia que vem se destacando, atualmente, como um tratamento integrativo que utiliza o poder da luz e suas diferentes cores para reduzir os stress causado pelo confinamento e a ansiedade de separação que alguns animais sentem durante as viagens, principalmente as mais longas.

Veja a seguir como funciona a cromoterapia e também os benefícios gerados pelo uso das principais cores durante as viagens que os animais fazem com a MooviPet.

O que é e como funciona a Cromoterapia?

A cromoterapia é uma tecnologia utilizada nas cabines onde os animais ficam acomodados durante as viagens que busca a redução do estresse e estímulo ao sono e apetite através da utilização das luzes e cores. 

O tratamento é realizado principalmente com sistema de iluminação que emite luz colorida.

As cores utilizadas na cabine variam de acordo com as atividades previstas durante o dia de viagem.

Essa variação de cor produz reações físicas e mentais nos animais, estimulando diferentes aspectos do organismo – e como consequência, auxilia no controle de ordem física ou emocional, fazendo com que as viagens se tornem mais confortáveis e seguras.

A cromoterapia já é utilizada pela Medicina Veterinária em animais para tratamento do equilíbrio físico-energético em regiões que apresentam alguma disfunção, mas é a primeira vez que a tecnologia é empregada em viagens.

Quais os benefícios prometidos pela Cromoterapia?

De um modo geral, a cromoterapia busca a melhora do bem-estar físico e psicológico dos animais em viagens, auxiliando em sintomas como agitação, agressividade, insônia, depressão e ansiedade. 

A cromoterapia pode trazer os seguintes benefícios:

  • Alívio do estresse e dos sintomas causados por ele
  • Estímulo do sistema nervoso central
  • Redução do cansaço físico, devido ao relaxamento promovido
  • Aumento da disposição e da concentração
  • Alívio de dores
  • Melhora na circulação sanguínea
  • Auxílio no combate à hipertensão

Conheça o efeito de cada uma das cores

Quando falamos da cromoterapia, é importante destacar que cada cor destina-se a uma função específica.

A explicação está nos diferentes comprimentos de onda e no estímulo que as cores causam para os animais.

Vale mencionar que cada animal tem uma resposta diferente ao estímulo da luz, de forma que os resultados variam. 

As cabines onde os animais ficam acomodados para as viagens são fechados e climatizados e facilitam a ação das cores utilizadas.

Principais indicações para cada cor

Para os animais viajar pode significar insegurança e ansiedade.

Por isso, é cada vez maior a preocupação de tornar as viagens menos estressantes, o que influencia até mesmo a percepção sobre a experiência vivida não só pelos animais, mas também pelos tutores.

Quando um Pet se distrai com estímulos do ambiente, ele começa a pensar em outros assuntos o que diminui o nível de estresse.

Estudos indicam ainda que as distrações alteram os sistemas fisiológicos, reduzindo, por exemplo, a pressão arterial dos animais em viagens.

Quer saber quais as cores utilizadas pela MooviPet para que seu Pet tenha o máximo de conforto? Então vamos lá!.

⚪ Branco

Na maior parte da viagem a cabine permanece totalmente iluminada com iluminação branca. Juntamente com a playlist personalizada, permitem que animais possam enxergar o ambiente interno, aumenta a sensação de segurança e relaxamento.

🟡 Amarelo

É uma cor quente, que remete ao sol, calor e energia. Considerada estimulante, ela é utilizada com a intenção de melhorar a percepção e estimular o sistema nervoso central, aliviando sintomas de desespero ou tristeza. A cor é muito utilizada no ramo alimentar como estimulante para o apetite, frequentemente associada ao vermelho. 

🔵 Azul

Na cromoterapia, a cor azul é utilizada como calmante, auxiliando no relaxamento do sistema nervoso e da musculatura. Afirma-se que seu efeito é analgésico, induzindo ao sono.

🟢 Verde

Remete à vegetação e à natureza, contribuindo para o alívio da tensão corporal. Supostamente estimula a glândula pituitária, sendo a cor indicada para problemas crônicos ou agudos, além de colaborar para o alívio dos sintomas de gripes e infecções. 

Como a tecnologia e empregadas nas viagens

Nas viagens com a MooviPet a iluminação das cabines variam de acordo com a atividade executada durante a jornada diária de viagem, da seguinte forma.

Durante as viagens, no período da manhã emprega-se a cor 🟢 VERDE e no período da tarde emprega-se a cor ⚪ BRANCA.

Em determinados horários, mudamos empregamos o seguinte padrão de cor para estimular cada atividade. Veja na tabela abaixo.

CorHorárioInícioTérmino
🟡 Amarelo1 hora antes do café da manhã06:00h08:00h
🟡 Amarelo1 hora antes do almoço12:00h13:00h
🟡 Amarelo1 hora antes do jantar17:00h18:00h
🔵 Azuldurante o pernoite22:00h06:00h

Agora que você já sabe que seu melhor amigo pode viajar para qualquer cidade com conforto e segurança, é só preparar as malas e escolher o destino. 


E aí, gostou de conhecer mais essa tecnologia utilizada pela MooviPet nas viagens interestaduais? Então clique aqui acompanhe todas as nossas dicas e novidades no Blog da MooviPet.

cachorro-braquicefalico-no-carro-moovipet

Blog da MooviPet

Clique aqui e fique por dentro de nossos conteúdos exclusivos e artigos relevantes sobre segurança no transporte de animais.


Quer reservar a viagem do seu pet ou ficou com alguma dúvida? Pode falar diretamente com um de nossos especialistas.

Danillo Dantas
Danillo Dantas é Sócio-fundador, CEO e CMO da MooviPet