Festas de Carnaval? Saiba como proteger o seu pet!

cachorro-fantasiado-de-cachorro-quente-para-festa-de-carnaval

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Cuidar da estadia dos animais durante o período de festas de carnaval pode evitar acidentes e aliviar situações de estresse.

cachorro-fantasiado-de-cachorro-quente-para-festa-de-carnaval
Cachorro fantasiado de cachorro-quente para festa de carnaval. (Foto: Reprodução)

Esse é um dos períodos mais aguardados do ano! Época de rever a família e amigos: férias de verão, amigo secreto, praia, natal, ano novo, carnaval..

Como as mudanças na rotina, que acontecem frequentemente nos meses de dezembro a fevereiro, nossos bichinhos são diretamente afetados. Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões de como cuidar do seu PET nas festas de carnaval.

1. Proteja a audição do seu PET

O sentido da audição nos animais domésticos como cachorros e gatos é muito parecida com a nossa. Os cães também contam com tímpano e um conjunto de ossículos que vibram, enviando sinais ao nervo auditivo.

Mas, apesar da semelhança anatômica interna, a audição canina é bem mais aguçada: enquanto nós somos capazes de captar vibrações entre 20 e 20.000 hertz, os cães as captam entre 15 e 40.000 hertz.”

Por isso é muito importante proporcionar uma atenção extra diante de ruídos sonoros que para nós humanos são muito comuns e inofensivos, ,mas para o seu animal de estimação pode ser profundamente incomodo.

Fogos de artifício

É importante lembrar que durante as festas de carnaval situações onde ocorrem queima de fogos de artificio e similares ainda são muito comuns. Diante dessa situação é importante promover abrigo e segurança para seu bichinho.

Sempre que possível acompanhe a programação local da cidade que está visitando com antecedência, para evitar estar no perímetro do local da queima de fogos.

Caixas de som

As caixas de som costumam estar em volumes altíssimos em dias festivos e também devem ser motivo de atenção. Lembre-se a audição dos animais é extremamente sensível e mesmo que não pareça pode estar diante de uma agressão.

Músicas com batidas mais graves (como música eletrônica e funk, por exemplo) podem deixá-los mais agressivos e menos sociáveis, pois o som alto e as batidas fortes deixam instigam o estado de alerta. (Artigo – O que os pets ouvem durante as viagens com a MooviPet?)

2. Cuidados com o ambiente

Com as festas de carnaval é muito comum que os animais de estimação transitem entre os convidados e tenham contato com crianças, novos ambientes e até mesmo outros animais.

Para manter seu bichinho de estimação seguro é importante se atentar para alguns detalhes do ambiente para que ele se torne confortável e proporcione bem estar a todos.

Atente-se para os pequenos detalhes a seguir e torne a adaptação do seu muito mais fácil!

Objetos perigosos

Festas de carnaval são sinônimo de alegria, descanso, diversão e bem estar! Pensando nisso é importante promover o mesmo para seu animalzinho de estimação.

Durante a viagem não esqueça de levar distrações e brinquedos adequados para seu PET.

Acredite, na ausência de atividades próprias para um desenvolvimento saudável o risco é criado.

Luzes de natal (que envolvem rede elétrica), embalagens de presente (que contém muito plástico), árvores de natal – e muitos outros itens – são um atrativo especial para animais domésticos, diante disso todo cuidado é pouco!

Alimentos prejudiciais aos animais

Alguns alimentos parecem inofensivos e deliciosos, e diante da carinha de desejo dos animais muitas vezes temos vontade de ceder. Mas saiba que mesmo se for “só um pouquinho” alimentos inadequados podem gerar uma série de problemas para os bichinhos.

Os alimentos mais perigosos incluem doces e alimentos açucarados ou com adoçante em geral (que diante da liberação de insulina demasiadamente causam dores abdominais);

Chocolates e alimentos cafeinados (que contem metilxantina substancia associada a vômitos, diarreia e hiperatividade em animais);

Carnes, Ovos e Ossos crus (muito além de bactérias e riscos associados a intoxicação alimentar são alimentos responsáveis por engasgos e perfurações)

Leites e derivados (os animais também podem ser intolerantes por isso é mais seguro evitar o risco).

Durante as festas de carnaval as crianças tem muito contato com os animais por isso é sempre bom redobrar a atenção e educar quanto a segurança alimentar dos animais.

3. Enriquecimento ambiental

Você já ouviu falar em enriquecimento ambiental? Nada mais é do que a adaptação do local de vivência do seu Pet, para um ambiente mais seguro, confortável, divertido e educativo para seu bichinho de estimação.

Essa preparação é feita através de algumas formas, utilizando-se ferramentas diferentes como vermos a seguir.

Enriquecimento Ambiental Cognitivo

É o enriquecimento ambiental que busca trazer estímulos intelectuais aos bichinhos. Utilizando-se de ferramentas como circuitos de treinamento, bolas, atividades de educação e recompensas, busca-se manter os animais ocupados e em desenvolvimento intelectual.

É muito importante para a saúde física e mental dos animais que tipo de atividade seja frequente em sua rotina principalmente em tempos festivos onde ele pode se sentir “deixado de lado” mais facilmente.

Enriquecimento Ambiental Alimentar

É através do enriquecimento alimentar que podemos proporcionar um maior estímulo e criar uma correta rotina alimentar para os Pets. Objetiva-se então estimular o comportamento de caça e de desafio dos cães.

Algumas ferramentas disponíveis para esse enriquecimento são os comedouros mais desafiadores, rações com diferentes tamanhos e texturas, e o sistema de recompensas com petiscos apropriados.

Enriquecimento Ambiental Físico

O Enriquecimento Ambiental Físico, evita que seu Pet esteja sujeito a objetos perigosos e se envolva em acidentes. O objetivo principal é que através de ferramentas apropriadas o ambiente seja favorável para uma melhor adaptação.

Para isso podemos usar brinquedos para animais de estimação, ou até mesmo criar brinquedos para animais com caixas de diferentes tamanhos , cordas penduradas para ele morder e áreas seguras que ele possa se esconder e brincar. Caixas de areia, grama ou folhas podem também são muito adequadas para criar um ambiente saudável para o seu bichinho de estimação.

Enriquecimento Ambiental Social

Trata-se da criação de um preparo para que seu Pet não fique ansioso e estressado ao ter contato com outras pessoas ou animais. Nas festas de carnaval é muito comum que Pets tenham contato com crianças que muitas vezes querem tocar e até brincar de forma inadequada com os animais.

No enriquecimento ambiental social busca-se uma integração e supervisão do dono do animal durante a socialização, sempre respeitando o temperamento do animal, pois nem todos são facilmente sociáveis.

Com tudo isso em mente agora você pode aproveitar sua estádia com mais conforto e segurança! Tem alguma outra dica? Deixa pra gente nos comentários!

Aproveita e fale com um de nossos consultores especialistas para planejar sua viagem de carnaval com seu pet.

Desejamos para vocês boas festas e um ótimo final de ano! 🎉🎊🐶

Danillo Dantas
Danillo Dantas é Sócio-fundador, CEO e CMO da MooviPet