Olfato dos Cães: cuidados durante a viagem

cachorro-com-produtos-de-limpeza

Para muitos tutores de pets e amantes da faxina, ambiente cheiroso (aromatizantes automotivos ou produtos de limpeza) significa carro limpo e animais confortáveis. Todavia não é bem assim.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, demonstrou que substâncias produzidas quando se utilizam alvejantes а base de cloro em ambientes fechados, como os veículos, podem reagir com compostos orgânicos voláteis e formar produtos poluentes que podem gerar efeitos negativos а saúde de pessoas e animais expostos.

Álcool e perfumes em geral também pode trazer desconforto para os animais.

É por esse motivo que os produtos de limpeza e dedetização da MooviPet são neutros, não deixam aquele “cheiro de limpeza” tão caraterístico de casas e veículos de passageiros.

Os motoristas também não utilizam perfumes durante a viagem.

cachorros-em-baixo-do-cobertor-com-os-narizes-pra-fora

Como funciona o olfato dos cães

Enquanto os humanos possuem cerca de 5 milhões de células receptoras de odores, algumas raças caninas podem apresentar até 220 milhões de células do tipo. Isso explica por que os cães são tão bons em farejar!

Pensando nessa diferença, entendemos por que alguns odores que passam batido pelas pessoas podem incomodar os cães.

Conhecer quais são esses odores é importante para evitar criar incômodos ao olfato sensível do seu amigo durante as viagens pela MooviPet.

Como são preparados os veículos da MooviPet antes de embarcar seu pet?

Você sabia que a amônia quaternária neutra é um produto utilizado pela MooviPet antes de cada viagem?

A dedetização do veículo faz parte do protocolo de preparação dos veículos para garantir a saúde de todos os animais durante a viagem.

Continue a leitura e saiba mais como a MooviPet higieniza os veículos para evitar doenças e como preparar seu pet para as viagens.

Benefícios da amônia quaternária

Os pets que embarcam pela MooviPet devem estar vacinados, ter a boa saúde estada por médico veterinário e devem estar em perfeitas condições de higiene.

Por outro lado, para garantir um ambiente que assegure a saúde de seu pet, a MooviPet tem protocolos rígidos de preparação dos veículos que envolvem limpeza e dedetização dos veículos antes e após as viagens utilizando desinfetantes específicos para pets a base de amônia quaternária.

Ao contrário dos produtos comuns, o desinfetante de amônia quaternária mata bactérias, vermes, vírus e fungos que poderiam transmitir doenças para outros animais.

O composto é altamente tóxico contra microrganismos mas não afeta a saúde dos animais.

Outra vantagem do desinfetante de amônia é que você não precisa enxaguar após o uso.

A seguir, ensinaremos como usar o desinfetante pet com amônia quaternária.

Como usar desinfetante de amônia quaternária

Além de eficiente, este é um produto muito prático de ser usado.

Primeiramente os veículos são limpos com sabão neutro e água. Quando estão completamente secos aplicamos o desinfetante e esperamos até secar.

Após isso temos um veículos limpo e protegido.

Essa tarefa é facilitada, pois a maioria dos veículos da MooviPet são totalmente revestidos com material sintéticos, não havendo carpetes e tecidos, facilitando o trabalho de limpeza e dedetização.

Os animais somente embarcam após a secagem e assim não há risco para saúde.

Amônia quaternária e o conforto nas viagens

Além de deixar os veículos dedetizados o desinfetante de amônia quaternária retira a odor da urina dos veículos, que é um dos principais fatores que desencadeiam a marcação de território.

Sem o cheiro de xixi no interior dos veículos os animais fazem as necessidades durante as paradas, mantendo o veículos mais limpo e as viagens ainda mais agradáveis.

Os desinfetantes comuns poderiam deixar o veículo com aroma agradável, mas alguns odores continuariam perceptíveis para os pets, não sendo utilizados.

cachorro-com-produtos-de-limpeza

Produtos de limpeza

Como já vimos, produtos de limpeza usados para desinfetar casas podem fazer mal aos animais.

Água sanitária, alguns desinfetantes e cloro possuem substâncias tóxicas.

A pandemia do CoronaVírus fez com que a MooviPet desse uma atenção maior para a desinfecção dos veículos como forma de evitar o contágio.

Água sanitária, desinfetantes, e limpadores com cloro e álcool, amplamente recomendados para a higienização, devem ser usados com cuidado nos veículos por oferecerem perigo de intoxicação para os pets.

O contato com a pele pode causar feridas. Além disso, por terem o olfato bastante apurado, os pets são mais sensíveis ao cheiro, o que também pode causar alergias.

Sintomas de intoxicação como vômitos, diarreia e dificuldade de respirar também são problemas causados pelo uso desses produtos, afirma Eduardo Carvalho, sócio proprietário da MooviPet.

A gravidade dos sintomas depende do nível de contato do animal com a substância tóxica, o tamanho dele e o grau de toxidade em seu corpo.

Para evitar qualquer problema de saúde no pet, Eduardo explica que o são utilizados desinfetantes a base de amônia quaternária e álcool, mas que os pets só embarcam quando os veículos já estão totalmente secos e sem cheiro.

Outras opções são produtos mais neutros, como detergente e sabão de baixo Ph, que não apresentam nenhuma substância maléfica para os animais.

Álcool e derivados, incluindo os perfumes

Muito agradáveis para nós, os perfumes são bastante desagradáveis para os pets.

É muito comum que, ao se perfumar ao lado do cachorro, este comece a espirrar.

Isso ocorre porque perfumes são compostos de álcool e também irritam as vias aéreas caninas.

Se for utilizar perfumes para seu pet, busque utilizar produtos específicos para os animais, verificando sempre se eles foram previamente testados e aprovados por veterinários, aplique com moderação e nunca utilize perfume para humanos.

Se for embarcar junto com seu pet pela MooviPet, perfumes para humanos são proibidos para passageiros e motoristas.

cachorro-cheirando-brinquedo-bolinha

Uso de feromônios

Tudo que nós buscamos é uma poção mágica que assegure o máximo de conforto para seu pet durante a viagem, sem dar trabalho. Infelizmente isso ainda é impossível.

Porém o uso de feromônios ajuda no comportamento de diversos cães, principalmente nos embarque rodoviários compartilhados.

A MooviPet utiliza feromônios sintéticos, que se assemelha à sensação de tranquilidade e de se sentir em casa, como colo de mãe. É assim que eles se sentem durante a viagem.

A ideia do produto é simular o mesmo sinal químico emitido pela mamãe cachorra, durante a amamentação, para seus filhotinhos.

Ao receber este sinal, mesmo não estando com a mãe, o cachorro, de qualquer idade, sente-se mais seguro e tranquilo. Por isso, comprova-se que a eficácia é alta.

• O que é um feromônio?

Os animais se comunicam de diversas formas. Uma delas é através de sinais químicos.

Os feromônios são como hormônios, mas são liberados para fora do organismo do animal, com o objetivo de comunicação.

Para nós, seria como se fosse um cheiro ou demarcação de território.

Porém, não sentimos cheiro algum, pois os humanos não têm o órgão responsável por captar esse odor.

• Como funciona?

O feromônio de cães e gatos pode ser liberado pelas patas, focinho, ânus, região genital e glândulas mamárias (em fêmeas).

No caso do Adaptil, os pesquisadores isolaram o princípio químico do feromônio da glândula mamária, que a cadela libera ao amamentar.

Assim, confeccionaram um análogo sintético, para auxiliar no bem-estar dos cães e melhor convívio com o ser humano, ao controlar alguns comportamentos indesejados pelo tutor.

Ao entrar em contato com esse sinal químico, o cão é remetido para a sensação da amamentação, do aconchego e da tranquilidade.

Assim, muitas situações angustiantes, como fogos, barulhos altos, andar de carro, adoção, primeira noite na casa nova, ou até mesmo a ida ao veterinário, pode se tornar menos traumática para cães e, consequentemente, humanos.


Agora que você já sabe que os veículos não tem o cheirinho de limpeza para garantir o conforto e a boa saúde dos animais durante a viagem, não precisa estranhar ao perceber que os veículos não tem aquele cheirinho de limpeza muito comum nos veículos para transporte de passageiros. Nem tudo que é bom para os humanos faz bem para os animais.

Animais que viajam são mais felizes, mas cabe a nós provermos o ambiente perfeito para que eles possam aproveitar e socializar, com conforto e segurança.

Que tal, agora que você já sabe de tudo isso, aproveitar uma boa viagem com a gente? Fale com um de nossos consultores em qualquer um dos canais abaixo.

Danillo Dantas
Danillo Dantas é Sócio-fundador, CEO e CMO da MooviPet