O que os pets ouvem durante as viagens com a MooviPet?

cachorro-fone-ouvindo-musica

Todos nós temos recordações de músicas que marcaram as nossas melhores viagens, não é verdade?

E não são só os humanos colhem os benefícios de uma bela playlist.

Para cachorros uma boa trilha sonora os deixa mais calmos e felizes, pois os animais possuem maior sensibilidade aos estímulos sonoros do que nós.

Ouvir músicas, além de trazer ótimas sensações para seu pet, é uma forma de tornar a viagem ainda mais especial.

Importância da música na vida do cachorro

Apesar de domesticado, o cachorro e o gato têm instinto animal aguçado e sabem que ameaças e riscos costumam ser acompanhados de sons; consequentemente, alguns ruídos e barulhos como buzinas e motores podem deixar os animais em estado de alerta durante a viagem.

Quando ouvem sons ininterruptos e constantes eles associam que podem ficar tranquilos, pois um ambiente cercado de paz se torna aconchegante e seguro.

Logo, a música durante a viagem para cachorro tem um papel importante para deixar o pet mais confortável.

Quando não consegue dormir ou tem um pouco mais de dificuldade para se adaptar ao transporte automotivo, uma música relaxante faz com que ele se sinta mais calmo.

Tipos de músicas de cachorro

Tome muito cuidado! Nem todo gênero musical é bom para os cães.

Músicas com batidas mais graves (como música eletrônica e funk, por exemplo) podem deixá-los mais agressivos e menos sociáveis, pois o som alto e as batidas fortes deixam instigam o estado de alerta.

A música clássica é, disparada, a melhor opção para os pets.

mulher-colocando-fone-cachorro-musica

Benefícios da música para os cachorros

Alguns cães tem mais dificuldade em dormir e relaxar durante a viagem.

Isso é desencadeado por uma série de fatores, como: medo, mudanças de ambiente, confinamento e presença de outros pet e pessoas que não são de seu convívio, como os motoristas por exemplo.

A música para os cachorros faz com que eles consigam relaxar, pois a vibração das ondas sonoras ativa uma reação positiva no cérebro e altera a frequência cardíaca para que acompanhe o ritmo da música.

Distração garantida

Outro fator positivo é a distração.

Com a ausência do tutor nas viagens compartilhadas ouvir música ajuda tanto para relaxar quanto para passar o tempo.

Qual o volume adequado?

“Os cães detectam sons tão baixos quanto a faixa de 16 a 20 Hz (em comparação a 20 a 70 Hz para humanos), e tão altos quanto 70.000 a 100.000 Hz (em comparação com 20.000 Hz para humanos)”, explica Eduardo Carvalho, sócio proprietário da MooviPet.

Isso significa que os cães são capazes de identificar sons muito mais rápido que um ser humano, assim como ouvem a distâncias muito maiores.

“Então, o volume da música pode ser moderadamente baixo para ser de tom agradável e sereno aos ouvidos do aparato auditivo canino”, conclui Eduardo.

Como e quando usar

Desde que respeitado o tipo de música e o volume adequado, você pode reproduzir nossa playlist em diversas situações:

  • Quando seu pet estiver agitado antes de dormir, ansioso, com medo, latindo;
  • Quando ele for ficar sozinho em casa;
  • Em datas festivas em que são utilizados fogos de artificio, como nas festa de final de ano, por exemplo.

Curiosidade

Que a música clássica é a melhor música para cachorro você já sabe, né.

E aqui vai uma curiosidade: a música “A Day in the Life” do Beatles possui um som de apito com frequência tão baixa que apenas cães podem ouvir.

Não é atoa que ela é a música mais tocadas nas viagens da MooviPet!

A playlist MooviPet

Agora você nem precisa mais esquenta a cabeça buscando músicas que seu pet.

Se você vai viajar com seu pet ou quer saber o que ele ouve durante nossas viagens, basta acessar gratuitamente nossa playlist com mais de 100 músicas selecionadas por nossos profissionais em comportamento e Medicina Veterinária para seu melhor amigo ouvir e relaxar!

mão-ajustando-volume-player-carro

São mais de 100 horas de música que garantem a tranquilidade dos peludos durante a viagem.

“Quando passamos a utilizar as músicas da playlist da MooviPet durante as viagens mais longas reduzimos em 30% os casos de enjoo, latidos intermitentes. Ficou evidente que as músicas selecionadas, em baixo volume, tornam a viagem muito mais agradável para os animais embarcados, principalmente quando estão sem a presença de seus tutores”, afirma Eduardo Carvalho, sócio proprietário da MooviPet.

E então? Agora que você já conhece os benefícios da música para o bem estar de seu melhor amigo, dê o play em nossa playlist feita por nossos especialistas com muito amor e carinho para você, disponível nas principais plataformas de streaming de músicas:



Danillo Dantas
Danillo Dantas é Sócio-fundador, CEO e CMO da MooviPet